Para que sua equipe trabalhe sempre com a máxima segurança e ainda obtenha maior produtividade trabalhando com blindagem de valas é importante atenção as seguintes práticas:

  1. MOVIMENTAÇÕES VERTICAIS SEMPRE

As movimentações de instalação, saque e reinstalação devem ser realizadas na vertical, alternando entre os quatro vértices da blindagem. Fazendo desta maneira os esforços são reduzidos a menos da metade, uma vez que o sistema de molas (exclusivo das blindagens da Escoramento.com) permite o deslocamento de uma placa de cada vez.  

O deslocamento longitudinal não é indicado. Neste caso, durante as manobras, todo o conjunto se movimentará de uma só vez, mobilizando toda a cunha de empuxo passivo atuante contra as paredes externas das placas.

2. MANOBRAS SEGURAS COM LINGA DE CARGA CERTIFICADA

Para realizar movimentações em segurança, o içamento deve ser realizado sempre utilizando lingas de carga com capacidade certificada.

As linhas de carga são compostas por 4 cabos de aço com manilhas certificadas, que devem ser instaladas nas 4 extremidades da Blindagem de Vala. O acoplamento ao gancho da  concha da escavadeira deve ser realizado pela pera de carga. 

Na Escoramento.com entregamos todas as blindagens de vala acompanhadas da linga de carga certificada, para a movimentação em segurança.

  1. Nunca arrasar pela estronca

As blindagens nunca devem ser transportadas ou arrastadas puxando pela estronca pois este tipo de manobra combina o atrito total do empuxo do solo nas paredes externas das placas com a flexão na estronca, gerando estado duplo de tensões, o que pode resultar em danos ao equipamento e até mesmo acidentes graves.

Para saber mais sobre escoramento com Blindagens de Vala confira o conteúdo em video em nosso canal no YouTube