Preparamos uma Nova Playlist de vídeos de conteúdo técnico para ajudar no cálculo de quantidades de blindagens para a sua obra.

Além da profundidade da escavação e largura interna necessária para a sua blindagem de valas, você vai precisar também das informações sobre o local onde a escavação será realizada e o qual o tipo de obra será realizada.
Com estas informações você vai aprender a fazer um dimensionamento prévio de quantidades que, na maioria das situações se enquadrará em um dos 3 casos tipo abaixo:

Obras Greefield

  • Menor preocupação com as estruturas ao redor
  • Possibilidade de escavação com sobre-corte

Um módulo

Instalação de Blindagem de Vala em obra tipo Greenfield

Em obras tipo Green Field, a preocupação com estruturas adjacentes tende a ser menor e a blindagem pode operar como escudo de vala dentro de uma escavação feita com sobre-corte. Na utilização da blindagem como escudo de vala a blindagem atua para proteção dos trabalhadores no seu interior. Nestas situações apenas uma blindagem pode ser utilizada para cada frente de serviços, com o equipamento sendo movimentado à medida que o trabalho avança.

Obras Urbanas

  • Preservação das estruturas adjacentes 
  • Escavação sem sobre-corte para minimizar recalques e preservar pavimento
Blindagem de Vala em obra em vala em àrea urbana

Dois módulos

Nos centros urbanos onde existem estruturas a serem preservadas como edificações adjacentes ou vias pavimentadas, por exemplo, a escavação deve ser cuidadosa e com o menor sobre corte possível. As   blindagens europeias permitem sua  instalação sem a utilização de sobre-corte, utilizando os recursos das estroncas flexíveis, que possibilitam a instalação gradual, com avanço sempre escorado, até a cota de fundo.  Nestas situações, o ideal é o trabalho com duas blindagens para cada frente de serviços, sempre uma à frente da outra, retirando a blindagem de trás e reposicionando à frente da outra à medida que os trabalhos avançam.

Obras especiais

  • Colunas de perfuração para furos direcionais
  • Instalação de tubos longos
Blindagens de Vala

Conforme Projeto

Para calcular quantas blindagens serão necessárias em obras especiais, onde é necessária uma área aberta compatível com uma instalação específica, o primeiro passo é verificar qual é o comprimento de vala aberta que será necessário. Com esta informação, o cálculo de quantidades é feito dividindo o comprimento de vala estabelecido em projeto pelo comprimento de cada blindagem (sempre arredondando para cima) e teremos assim o número de blindagens necessárias para o escoramento.  

Exemplo de cálculo para obras especiais

Para escorar uma coluna de perfuração que necessite de 21 metros de vala aberta, com as blindagens pesadas da Escoramento.com que possuem 3,5m de comprimento cada, fazemos a seguinte conta:

Dividimos a extensão de 21m pelos 3,5m de comprimento de cada blindagem, chegando a uma quantidade de 6 blindagens para este projeto.

Confira a nova playlist sobre o assunto