A execução de obras enterradas em centros urbanos apresenta uma série de desafios técnicos e operacionais onde, além do suporte adequado dos taludes e proteção dos trabalhadores, alguns requisitos adicionais precisam ser observados:

  • Redução da recomposição de pavimento e de bota fora
  • Minimização de distúrbios ao trânsito e comunidade local
  • Preservação das estruturas vizinhas

Para a execução de trabalhos neste tipo de ambiente, o sistema de Blindagem de Vala Europeu tem características técnicas desenvolvidas para atender aos requisitos da execução de obras em locais densamente urbanizados, com foco na preservação do meio ambiente e estruturas adjacentes.

O sistema europeu tem sistema de estroncas flexíveis conta com molas mecânicas de alta carga, que atuam como rótulas estruturais com grau de liberdade controlado, mantendo o paralelismo das placas durante as operações de instalação e saque.

SEGURANÇA DAS EQUIPES

Blindagens de vala são utilizadas para contenção das paredes da
escavação, conferindo estabilidade ao talude evitando assim acidentes que podem ser fatais. As blindagens da Escoramento.com tem sua capacidade de carga dimensionada para suportar cargas de 42 KN/m (Blindagem Pesada) e 32 KN/m (Blindagem Leve), desta forma o profissional responsável pela execução das obras sabe qual o limite de esforço a ser aplicado para garantia da segurança dos trabalhos no interior da vala.

A utilização de escoramentos para sustentação do solo durante as escavações é obrigatório de acordo com a legislação brasileira (confira nosso guia de normas aqui).

SISTEMA EUROPEU X AMERICANO

Execução do escoramento com sobrecorte mínimo

O sistema de estroncas flexíveis foi desenvolvido na Europa onde a maior parte das intervenções são executadas em áreas urbanas. O sistema permite a instalação das placas com escavação pelo interior do equipamento, mantendo o talude sempre escorado à medida que avança a profundidade.

Os sistemas americanos de blindagens de valas, foram desenvolvidos para trabalhos de implantação de raiz, onde toda a infra estrutura é executada antes da urbanização, também conhecidas como obras tipo Green Field. Estes equipamentos tem estroncas rígidas, montadas pelo acoplamento de tubos mecânicos metálicos às placas, por meio de pinos verticais. A rigidez do conjunto, faz com que seja necessário sobrecorte, aumentando a área de recomposição do pavimento, volumes de escavação, reaterro e bota-fora. Na hora do saque, o engaste das estroncas no sistema americano aumenta o esforço de retirada potencializando os riscos de trincas e danos às estruturas adjacentes.

USO COM RETROESCAVADEIRA, VERSATILIDADE EM OBRAS URBANAS

Visão das equipes no interior da vala

As blindagens leves da Escoramento.com foram projetadas para trabalho com retro escavadeiras, podendo ser utilizadas para escavações de até 1,65m de profundidade, o que as tornam muito versáteis para o uso em obras em centros urbanos onde existe limitação de espaço.

São indicadas para obras de saneamento, drenagem, instalação de coletores e interceptores, em concreto, em PVC ou em PEAD.