Confira aqui o passo-a a passo para o escoramento de vala utilizando blindagem de vala e extensores de profundidade.

  1. Posicione a Blindagem de Vala

Para o escoramento com blindagens de vala combinadas com extensores de profundidade o primeiro passo é a instalação da  Blindagem Pesada na vala sempre utilizando a linga de carga certificada que acompanha os equipamentos.

Importante: a pré escavação para posicionamento da blindagem não deve exceder jamais o limite legal de 1,25m de profundidade.

Instalação da Blindagem no interior da vala
  1. Desça até a cota do terreno

Com a blindagem posicionada dentro da vala, inicia-se o processo de descida do escoramento. A escavação deve ser executada por dentro da blindagem com aplicação de pressão da concha em cada um dos quatro cantos da parte superior, fazendo que a extremidade inferior penetre no solo.

Dica: Para aumentar a carga vertical aplicada pela concha, sem golpear o equpamento, pode ser utilizada a concha cheia de terra. Desta forma, o peso da terra se soma à força da máquina, acrescentando até 2 Tf em alguns casos.

  1. Acople o Extensor de Profundidade

O extensor deve ser  posicionado sobre a blindagem suportado pela linga de carga certificada já com os kits de acoplamento posicionados na base das placas.

Com o extensor posicionado sobre a Blindagem Pesada, os pinos de fixação devem ser inseridos na placa da blindagem e travados. Desta maneira o conjunto Blindagem e extensor estará pronto para trabalhar.

É importante lembrar que o conjunto blindagem extensor nunca deve ser instalado ou sacado unido de uma só vez. Tanto na instalação, quanto na retirada, o extensor deve ser acoplado ou desacoplado assim que o topo da blindagem principal nivelar com a cota do terreno. 

Para qualquer movimentação de blindagens ou dos extensores deve ser utilizada a linga de carga certificada que acompanha os equipamentos. 

Durante as movimentações as manilhas devem estar firmemente acopladas aos pontos de içamento, localizados nas 4 extremidades superiores das blindagens e nunca devem ser feitas movimentações ou arrastamento pelas estroncas.

Confira também o conteúdo em video

Conteúdo em video - Canal Escoramento YouTube