1. Como funcionam

O reforço de cabeça é composto por um conjunto de chapas de aço instalado no topo do perfil, sempre com espessura maior que a espessura da prancha, que aumenta a seção na região onde esforços serão concentrados.

A presença do reforço de cabeça a redução as tensões aplicadas na região e  também tem função estrutural aumentando a rigidez à torção.

A energia para instalação e retirada dos perfis do solo  varia em função de diversos fatores como Comprimento do Perfil, Tipo de Solo, Tempo de Permanência, Seção… Estes esforços se traduzem em forças muito elevadas, tanto na cravação quanto na retirada. A título ilustrativo, os martelos de duplo rotor mais utilizados no mercado trabalham com força centrípeta equivalente a 40 Toneladas.

  1. Mais resistência no uso com martelo vibratório ou concha

Quando a cravação é realizada com martelos vibratórios, os reforços de cabeça recebem a transmissão da energia uma vez que estão localizados na região de pega do mordente hidráulico do equipamento.

Na cravação com a concha da escavadeira, sua localização no topo da estaca ajuda a dissipar e absorver esforços de compressão verticais aplicados pelo equipamento.

Cravação com martelo vibratório
Cravação com concha da escavadeira
  1. Resistência também na hora do saque

Durante a retirada com uso de martelo vibratório, a atuação do reforço ocorre da mesma maneira que durante a cravação. Já no saque com correntes ou cabos de aço, ele tem a função de distribuir a carga, evitando o rasgamento na região do furo de engate para extração.

Assista o conteúdo em video aqui : https://www.youtube.com/watch?v=6kopcPuDXIg